Renascença: A conquista da realidade / Perspectiva

maio 5, 2010

         Na Itália do começo do século XV, dizer a um artista que sua arte é tão boa quanto a dos antigos era considerado um elogio, pois se referiam aos mestres clássicos da Grécia e de Roma. Isso por que os italianos consideravam o que chamamos de Idade Média, como Idade das Trevas, por ser esse o período em que os povos chamados bárbaros teriam desmantelado o império romano, que fora o centro da civilização, antes de perder seu poder e glória com as invasões.

          Por isso eles davam enorme importância ao ver ressurgir uma arte que possuía a grandiosidade das artes do período clássico, pondo grandes esperanças nesses artistas que a retomavam, chamando esse movimento de Renascimento.

         Florença era a cidade onde este sentimento era mais forte, pois ela foi berço de alguns dos artistas que viriam a se dedicar a estudos para representar cada vez mais fielmente a realidade, tendo como base o uso da razão e inspiração no classicismo.

Foto de Florença, o "berço" do Renascimento.

          Um item que marcou imensamente como inovação nesse período foi o uso da perspectiva. O precursor de estudos dessa técnica foi o arquiteto Brunelleschi, que retomou aspectos da arquitetura clássica, trabalhando a ordem e proporção na obra, que deixou um grande legado até a modernidade.

 

Sabemos que na antiguidade já se dominava o uso de elementos que dessem ilusão de profundidade nas pinturas, mas a partir daí é que começou a dedicação em entender matematicamente como essa ilusão funcionava e explicar o porquê das coisas diminuírem com o aumentar da distância.

 

Perspectiva na Pintura         

          Um dos primeiros, se não o primeiro pintor a usar a perspectiva em seus quadros foi Tommaso di ser Giovanni, que ficou conhecido e imortalizado por Masaccio, que significa “desajeitado” (ainda descubro o porquê deste apelido).

Santíssima Trinadade, de Masaccio

          Masaccio foi um grande mestre da arte, e causou uma enorme revolução com suas telas, por serem bem diferentes do que se havia visto até então. No lugar de formas delicadas e graciosas, via-se formas sólidas e brutas, que apesar de simples, mostravam grandiosidade. A perspectiva dava a sensação de estar diante de um espaço real, e de proximidade com as imagens da tela.

          Quanto mais reais e austeras as imagens produzidas, mais se aumentava a proximidade com a realidade, e isso foi objetivo de inúmeros estudos, como os de Leonardo da Vinci, que viriam posteriormente.

Estudo para Obra "Adoração aos Reis Magos"

Legado

           É importante ressaltar que foram todos estudos de suma importância, e que consistem praticamente nas técnicas que usamos até os dias de hoje.

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